LISTA DE INSCRITOS -
O LOCAL DA PROVA ESCRITA ETAPA 1 - MUDOU PARA O AUDITÓRIO DA FAECO - das 12h às LOCAL DA 2º ETAPA: SALA 13 - ANEXO I (CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO)
Informamos que o calendário deste edital está suspenso. Assim que houverem novas informações os candidatos serão avisados com a devida antecedência.
Histórico das ações realizadas:
Desde 2003, um grupo de pesquisadores do CUFSA vem estudando os fenômenos que afetam o acesso e a permanência das crianças, jovens e adultos nas escolas públicas, de Educação Básica, situadas em seu entorno. Como forma de intervenção nessa realidade e para fazer frente às dificuldades constatadas na pesquisa (falta de trabalho para mulheres e jovens), professores e alunos de diferentes cursos constituíram a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FSA). Por meio do projeto “SOL em Santo André: Saber Local em Desenvolvimento” (Convênio FINEP no 0041/06 - PRONINC), trabalharam com 3 escolas públicas, no intuito de buscar formas de geração de trabalho e renda, conjugando a elevação de escolaridade dessa comunidade ao fortalecimento das atividades econômicas.
A área de abrangência do projeto foi constituída por núcleos urbanizados por ação do poder público municipal, com forte participação da população, localizados no entorno do CUFSA. Ora, a resolução da moradia não implica, necessariamente, na resolução dos meios de sobrevivência, e os mecanismos de participação de uma ação não se transferem espontaneamente a outra. Frente a essa situação, o projeto se voltou para o desenvolvimento local, pela produção associada de jovens e mulheres, por meio de atividades variadas que, por meio de um esforço inter-institucional (envolvendo escolas, universidades, ONGs, lideranças locais e administração local) conseguissem resultar em sua inserção no mercado, na forma de empreendimentos autogestionários. Foram formados inicialmente um grupo no campo da alimentação, outro na reciclagem de óleo e outro na produção de vídeos.
Este trabalho contou durante algum tempo com a complementação proporcionada pelo projeto SAL, exposto a seguir.
Este Projeto, com financiamento da SECAD/MEC (Processo MEC/23000.013671/2006-30), possibilitou a formação de uma equipe multidisciplinar do CUFSA e também de professores e alunos das três escolas públicas envolvidas, sendo a interdisciplinaridade um traço fundamental na constituição de um novo currículo voltado para o mundo do trabalho, tendo a Economia Solidária como princípio/objetivo fundamental. O projeto constituiu-se num grande aprendizado interno para a FSA quanto às questões administrativas relativas à Economia Solidária. As atividades, serviriam como piloto para a divulgação pelo MEC a outras regiões, conforme apreciação da representante do MEC no acompanhamento do Projeto. Essa circunstância estimulou a reproposição como novo projeto.
Projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) – Edital de Seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DEPEJA – Resolução FNDE nº 51, de 15/12/2008 – sob responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Moretti. Na origem, este projeto foi inspirado na experiência que a ITCP/FSA teve ao realizar o projeto “Saber Local em Desenvolvimento – um novo currículo escolar” nas três escolas públicas na área próxima ao CUFSA, conforme citado anteriormente, integrando educação (conteúdos e práticas de Educação de Jovens e Adultos) e trabalho, no sentido da Economia Solidária. Agora o alcance foi ampliado para quatro localidades (municípios) e inclui a oferta de curso de especialização aos docentes e gestores que se dispusessem a participar. Pretende-se como resultado, a partir do registro das experiências no curso e nas escolas, a produção de material pedagógico-formativo para a EJA, com possibilidade de reaplicação criativa.
Este projeto atende ao Edital de Seleção nº 01/2010 – SENAES/MTE – Portaria SENAES nº 53, de 14/05/2010, Convênio publicado no DOU em 31/12/2010 e pretende desencadear um conjunto de ações dentro e fora do CUFSA, articulando diversos agentes (universidade, administração pública, organismos de apoio à economia solidária, etc) no intuito de proporcionar formação, qualificação e assistência técnica a grupos populares (um em Santo André e outro em Diadema), que no momento estão sendo incubados de forma isolada, para que possam constituir um grupo unificado de cooperados, com a perspectiva de sua legalização e consolidação.
O processo como um todo deve repercutir também no âmbito acadêmico -conteúdos disciplinares e atividades de extensão - e em políticas públicas que reforcem a Economia Solidária e lhe dêem visibilidade.
Este Projeto pretende contribuir para ampliar o conhecimento e proporcionar suporte e reforço a ações voltadas para o desenvolvimento local/regional, tendo a Economia Solidária como referência para alternativas de trabalho inovadoras. Pretende fortalecer os movimentos de Economia Solidária em municípios da Região do Grande ABC. A partir da universidade, realizar um esforço de obtenção da transversalidade, pela integração de agentes de apoio e assessoria às iniciativas locais: universidade, agentes da administração pública, lideranças locais, associações da sociedade civil e outros.
Prevê a apropriação de conteúdos: cooperativismo social como conceito e princípios; marco jurídico e legislação para a Economia Solidária; políticas públicas necessárias e as que já são existentes. Observações: visitas técnicas a empreendimentos cooperativos e entrevistas com participantes de órgãos e/ou instituições com programas e atividades voltadas para a inclusão produtiva, emancipação econômica e geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas e grupos incluídos em programas governamentais. Resultado esperado: promoção da cidadania.
Pretende também reforçar o empenho do CUFSA em ampliar espaços para o tema em pauta, em disciplinas curriculares, em estágios acadêmicos e outras atividades, construindo um olhar multidisciplinar sobre a realidade, por sua vez comprometido com a responsabilidade social da universidade.
O projeto pretende, portanto, promover o encontro de conhecimentos e de expectativas pelos diferentes segmentos participantes, gerando de imediato a resolução de problemas reais da população envolvida e que servirão como referência a situações semelhantes, contando com a ação de responsabilidade social empresarial do Banco do Brasil.
Curso de Atualização: Trabalho e Economia Solidária
Período: segundo semestre de 2012
Local: CUFSA – sala 202 da FAENG II (ou outra a ser definida)
Público-alvo: comunidade acadêmica: estudantes, docentes, funcionários administrativos e outros interessados
Carga horária: 20 horas
Dia da semana e horário: sábados das 10h00 às 12h00
Ementa:
A Economia Solidária como alternativa para a geração de trabalho e renda num mundo em crise. A construção de novas relações de trabalho. Vantagens e limites do associativismo e do cooperativismo; marco jurídico e viabilidade econômica e política dos grupos populares. Desafios para a autogestão. Entidades de apoio, assessoria e fomento à Economia Solidária.